FIEMG Expand - Minas Gerais

O que você precisa para
investir e realizar negócios
você encontra em Minas Gerais.

Localizada estrategicamente no centro da América do Sul e no maior polo de consumo do Brasil, Minas Gerais é o segundo maior estado exportador, tem uma extensão de área superior a da França e corresponde ao 3º PIB industrial brasileiro.

9,2% do PIB nacional

2014: $ 133,26 Bi

PIB Semelhante ao Chile ou a República Checa

Minas Gerais representa a 3ª maior economia do país e é o 2º estado que mais exporta. Nos últimos 10 anos, o PIB do estado cresceu mais do que São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o custo de vida é, aproximadamente, 27% inferior à média desses estados.

Logística diferenciada

  • Maior rede de rodovias do Brasil
  • 13% do sistema rodoviário nacional
  • Segunda maior ferrovia
  • Aeroporto Internacional
  • Aeroporto industrial
  • 5 portos secos
  • Área para instalação empresas, com benefícios fiscais para a produção e exportação

Estrada de Ferro, Minas Gerais

5ª maior concentração industrial da América Latina.

  • A região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem a 5ª maior concentração industrial da América Latina.

O 1º aeroporto industrial do Brasil

  • O estado avança como a primeira aerotrópole da América Latina, reforçando sua conectividade global.

Mais de 528 patentes

  • A Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, tem o maior número de Escolas de Engenharia e também é líder em patentes emitidas.

34% da produção nacional de aço

  • Destaca-se também como um polo nacional no setor médico hospitalar, sendo o maior exportador de produtos médicos. Com dois polos automotivos e 5 fabricantes de veículos, Minas Gerais sedia 6 montadoras.  

Soldador Industrial FIEMG - Expand

Os setores que fazem Minas crescer

Conheça os setores prioritários de Minas Gerais e entenda como estamos preparados para receber e expandir o seu negócio.

CONHEÇA AGORA

O que os números dizem,
eles comprovam

Dê o play e acompanhe as boas histórias de quem investiu em Minas Gerais.

Glaúcia Froes

Proprietária da Plural

“Começou a exportar e não sabia como. Por meio do Expand, Gláucia obteve informações e se profissionalizou para melhor competitividade no mercado internacional.“

Carol Boss

Sócia do Chefn Boss

“Sócia da Chefn’ Boss, uma empresa especializada em molhos originais e inusitados, Carol Boss sempre quis internacionalizar seu produto. Para isso, procurou a FIEMG e buscou todo o suporte necessário para introduzir a Chefn’ no mercado internacional.“

Geraldo Araújo Pessoa

Presidente da Indústria Araújo

“Pela FIEMG, conseguimos criar, na nossa empresa, uma capacidade produtiva para exportar. Esse ganho de produtividade nos tornou, hoje, muito mais competitivos tanto no mercado externo quanto interno. Uma mensagem que deixo para os empresários é: saiam da zona de conforto.“

Conheça alguns dos programas, incentivos fiscais e os facilitadores para começar o seu negócio no Brasil e em Minas Gerais.  

O programa disponibiliza financiamento de investimentos fixos ou mistos, relativo à implantação, expansão, modernização, readequação ou reativação de empreendimentos no estado afetados pela crise financeira internacional.

Programa de Apoio
ao Investimento
- PróInvest

+

Financiamento exclusivo de capital de giro, o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento mercadológico de produto semelhante ao produzido em unidade industrial a ser implantada no estado de Minas Gerais.

Programa de
Estruturação
Comercial de
Empreendimentos
Estratégicos
– PróEstruturação

+

Relativo ao financiamento do capital de giro, visando apoio à maturação e consolidação de empreendimentos, o programa apóia a produção de máquinas e equipamentos, seus acessórios e componentes para a prestação de serviços de empresas de bens de capital.

Programa de Apoio
ao Desenvolvimento
Produtivo
Integrado - PróGiro

+

Assegura condições financeiras adequadas à execução de projetos de longa maturação integrados a empreendimentos agroindustriais instalados ou em fase de instalação em Minas Gerais.

Programa de
Financiamento
a Produtores
Integrados
– Findes-Integração

+

O Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG – oferece lotes urbanizados e dotados de completa infraestrutura que incluem energia, estradas internas pavimentadas, água, sistemas de esgoto e linhas telefônicas.

Distritos
Industriais

+

A linha de financiamento PróInovação foi criada por meio da parceria FAPEMIG/BDMG com o objetivo de apoiar projetos de desenvolvimento com foco na inovação de produtos, processos e serviços das empresas para a melhoria de qualidade, pioneirismo ou aumento da competitividade no mercado e maior produtividade.

Programa de
Apoio a Inovação
– PróInovação

+

O programa pretende manter empresas que apresentem ou desenvolvam empreendimentos de importância estratégica para a expansão ou modernização das cadeias produtivas ou de suas aglomerações produtivas locais.

Fundo de Equalização
de Minas Gerais

+

Como começar seu negócio no Brasil?

Faça o Download