O Sistema FIEMG trabalha em parceria com instituições públicas e privadas que apoiam a exportação, internacionalização de empresas e atração de investimentos.




ABEAD

A ABEAD - Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - é uma associação civil, com a finalidade científica, com sede em Belo Horizonte, tendo como objetivo primordial o estudo da Legislação Aduaneira e Comércio Exterior, através de discussões, palestras, seminários, congressos, fóruns, debates e treinamentos. Destina-se aos profissionais com atuação na área de Comércio Exterior.

APEX BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Realiza diversas ações para promover a internacionalização, as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior.

BDMG

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais é agente estratégico na promoção de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento socioeconômico sustentável e competitivo de Minas. O BDMG busca a diversificação econômica, com geração de mais e melhores empregos e redução das desigualdades regionais. Por isso, investe no potencial das empresas, com soluções de financiamento para todos os setores da economia.

BH AIRPORT

A BH Airport Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, oferece serviços e soluções logísticas aéreas com o objetivo de ser a principal porta de entrada e saída de produtos da indústria mineira. Para o cliente, as vantagens são evidentes: liderança na performance porta a porta, confiabilidade, compromisso e um Terminal fácil e simples de usar.

CNI e Rede CIN

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) é a organização que mais representa as indústrias brasileiras e coordena um sistema formado pelas Federações da Indústria de 26 estados e Distrito Federal, com mais de 1.000 sindicatos empregadores. Coordena a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) que é destinada ao incremento das exportações e à internacionalização de empresas.

CODACA

A CODACA – Associação das Empresas Comissárias de Despacho e Agentes de Carga de Minas Gerais, reúne empresas comissárias de desembaraço aduaneiro e agentes de cargas aéreas e marítimas, voltada para estudos, treinamentos e defesa dos interesses de seus associados, perante os poderes constituídos e empresas exploradoras de serviços relacionados a portos, aeroportos, linhas marítimas e aéreas.

Correios - Exporta Fácil

É a solução dos Correios que atende às necessidades comerciais das empresas e pessoas físicas que querem exportar seus produtos, mediante: Preenchimento completo do Formulário de Postagem (AWB); Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Elimina a burocracia, os custos elevados e as dificuldades de transporte em mais de 215 países.

FAPEMIG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Governo de Minas Gerais

A Secretaria busca promover, de forma articulada, a ciência, a tecnologia, a inovação e o ensino superior, visando ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais. As políticas estabelecidas desde sua criação já permitiram a criação de produtos importantes, a formação de novos talentos, o crescimento de novos negócios e a difusão da cultura empreendedora.

INDI

A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) é a mais tradicional agência de promoção de investimentos da América do Sul, sendo considerada modelo para a criação de instituições similares em outras unidades da federação brasileira. Atua na prospecção, indução e atração de investimentos e na assistência a empreendimentos para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

SDAMG

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Minas Gerais, SDAMG, reúne hoje 114 associados, que representam várias comissárias de despachos de Minas Gerais. O principal objetivo é a união da classe no estado de Minas Gerais e o seu reconhecimento perante aos órgãos públicos e privados. A missão do SDAMG é a valorização e reconhecimento da profissão de Despachante Aduaneiro.

SEBRAE

O Sebrae Minas trabalha para estimular a cultura empreendedora, promover a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável. Facilita o acesso de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais à capacitação gerencial e técnica, à inovação tecnológica e a novos mercados, incentivando o desenvolvimento local e territorial.

Como começar seu negócio no Brasil?

Deixe seu contato